Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Vidas imperfeitamente perfeitas!

vidas imperfeitas.jpg

Na nossa existência temporáriamente humana não existem vidas "perfeitas" como as  que nos mostram os ditames da moda e do homem massa. Nós "compramos" a ideia de que de facto existem pelos filmes, séries, publicidade, revistas e livros que lemos... 

Embarcamos nessas expectativas criadas pela ficção e pelas revistas cor-de-rosa de que há pessoas a viverem uma vida com tudo nota 10 sem qualquer esforço ou trabalho e também queremos isso para nós! Porém, essa vida próspera, fácil e feliz e sem crises, stresses, perdas ou doenças, que nos vendem não existe ainda para ninguém! É um embuste que muitas vezes levam-nos a viver em frustração e em ingratidão. 

E pergunte-mo-nos: será que para sermos verdadeiramente felizes necessitamos de tantos bens materiais?

Se estamos neste plano terreno é para aprendermos e para evoluirmos. Vamos ter momentos de felicidade e vamos ter momentos de sofrimento. E a dor é o grande catalisador do nosso crescimento pessoal e espiritual - isto se estiver disposto a ter a abertura e a flexibilidade de fazer ajustes à sua maneira de pensar e de ser... Se tiver essa abertura, pode crescer muito e alcançar um estado de serenidade e de harmonia fantásticos e inegualáveis!

O amor é outro grande catalisador... Faz imensa falta a cada um de nós individualmente e colectivamente também. Ame. Espalhe amor aos quatro ventos. Já existem demasiadas pessoas a espalharem ódio e divisão neste mundo. Vivemos uma crise de falta de amor e de solidariedade sem precedentes na nossa sociedade.

Assim,  se apostar em SER MAIS ao invès de TER MAIS, alcançará uma vida imperfeitamente perfeita! Será imperfeita porque terá crises e altos e baixos. E será perfeita porque estará mais sábio e mais preparado para a viver.

Haverá tantas formas de termos uma existência com mais significado e propósito quantos seres humanos há neste planeta!

Hoje venho apenas partilhar algumas perspectivas que me tocam especialmente, pois foram um divisor de águas para mim. Alteraram a minha perspectiva de vida totalmente... e auxiliaram-me a alcançar uma existência mais plena. Um caminho a seguir... um fio condutor.

Como estamos no inicio de um novo ano é normal reflectirmos sobre o tipo de vida que queremos viver.

Ora aqui estão as minhas 6 reflexões que espero poderem ser-vos úteis e que quero levar comigo neste 2021 que se avizinha desafiante:

1.º Aceite as adversidades, os desafios e encare a realidade tal qual ela é... e não como gostaría que fosse! 

Por outras palavras: não resista à realidade! Óbviamente, que não estou a incentivá-lo a compatuar e aceitar tudo e mais alguma coisa, porém, a bem da sua sanidade entenda que há circunstâncias e pessoas que temos de aceitar como são! Pois quanto mais lhes resistirmos ou negarmos ou tentarmos mudar... mais "as alimentamos".

Não crie expectativas, crie antes  metas e objectivos (junção de sonho e de realidade). Todos os anos crie as suas metas para esse ano. Seja realista (não faça como eu fiz no meu primeiro vision board que criei metas tão vastas que levaram 2 anos a executar! ).

Eu espero que no futuro a humanidade seja mais fraterna, consciente e evoluída. Ainda não estamos lá... Não seja ingénuo.

Mude o que pode ser mudado e aceite o que não pode ser mudado, e tenha o bom discernimento de saber diferenciar uma coisa da outra.

2.ª Eu simplesmente lhe digo assim... Relaxeeeeeeee! Não leve a vida tão a sério! Não se leve a si mesmo e aos outros tão a sério! Nem a vida que tem, nem os seus problemas, nem o covid, a vacina...

Repito: relaxeeee! Pare! Respire fundo! Está tudo ok! Você está ok!

A vida também é para ser usufruida e disfrutada. Solte-se um pouco dos seus medos, inseguranças e pessimismos.

Atenção, não estou a apelar à frivolidade ou irresponsabilidade, estou apenas a sugerir que veja a vida com mais leveza, alegria e bom-humor. 

3.º Uma coisa é o sonho. Outra coisa é a realidade. Os sonhos são tão importantes na nossa vida porque impulsionam-nos a agir, a transcendermo-nos, a aprendermos, a falharmos... e a sermos bem-sucedidos.

Sonhe hoje, amanhã e depois! O sonho comanda a vida!

Nos nossos sonhos não há limites, sobretudo se for criativo! Evite é comprar expectativas (que é esperar ardentemente apenas um determinado resultado sem flexibilidade e depois amuar se o universo não lhe der o que quer).

É no equilibrio entre o sonho e a realidade que devemos construir a nossa vida.

4. º Não tem mal ter um ideal, o problema é quando esse ideal serve de combustível para alimentar as nossas expectativas. Pois, quando temos expectativas tornamo-nos rígidos na tentativa de encaixar tudo na nossa vida. Se algumas coisas não encaixam nesse ideal, ficamos frustrados, revoltamo-nos, vitimiza-mo-nos, perdemos a autoconfiança e o amor próprio e caímos na armadilha de tentarmos ensinar ou tentarmos mudar os outros. É sempre mais cómodo olharmos para fora do que para dentro, não é?

4. Ame-se. Ame-se. Ame-se. Você é o seu maior amor nesta vida! Só você estará consigo mesmo toda a sua existência. Respeite-se. Cuide-se. Aceite-se. Valorize-se!

Não estou a apelar ao amor-próprio sem limites, ou seja, o amor egóico ou narcísico. Falo antes de manter um bom relacionamento consigo mesmo. Com a sua criança interna. Saber dizer NÃO ou saber  definir os seus limites. Respeitar-se. Respeitar os outros.

5. Lembre-se que por vezes recebemos bençãos disfarçadas de "coisas negativas" e de qualquer modo continuaremos a ter sempre os desafios necessários à nossa evolução.

Nunca lhe ocorreu uma situação que avaliou de negativa depois trazer-lhe coisas positivas? E o inverso também já lhe aconteceu?

As coisas são como são!!!! O que muda substâncialmente é VOCÊ MESMO. Ao mudar você mesmo, muda a forma como se relaciona com tudo. Por acréscimo ao fato de ter outra vibração, o seu exterior vai ajustar-se (não por golpe de magia) mas sim por sintonia.

Por vezes também, recebemos aquilo que desejamos mas de uma forma um pouco diferente do que imaginávamos... E isso é motivo para nos sentirmos na mesma gratos.

6. Seja uma pessoa grata. Não tome nada por certo. E agradeça todos os dias o que de positivo tem na sua vida. Faça-o com o coração. Mais bençãos surgirão na sua vida.

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.