Uma reflexão...
Nunca estas palavras de Buda fizeram tanto sentido para mim como no momento atual em que me encontro.
Uma parte da minha vida tive uma tendência em rotular as coisas entre boas e más. Pessoas, circunstâncias, atitudes... Emitia muitos juízos de valor e frequentemente ficava magoada com as atitudes de algumas pessoas, pois muitas vezes chocavam com os meus valores.
À medida que fui estudando e aumentando o meu autoconhecimento comecei a entender melhor... Está tudo dentro de nós!
O que os outros fazem, pensam ou dizem não é da nossa responsabilidade. Por isso, evite irritar-se! Muitas atitudes de indelicadeza, falta de respeito e arrogância partem de pessoas que não se conhecem bem, e na verdade, essas atitudes são mais reveladoras delas próprias que de nós... Mas durante anos não pensei assim! Oscilava entre extremos : ora rejeitava os outros ora rejeitava-me a mim mesma! Achava inclusivé que devia ter algum problema.
Da nossa responsabilidade é apenas o que nós pensamos e sentimos... nomeadamente perante as nossas circunstâncias de vida e as pessoas que nos rodeiam. Assim, ao invés de querer mudar os outros ou o que é externo a si próprio, trate antes de se mudar a si próprio e de ser mais flexível com a vida e de ter compaixão pelas limitações dos outros... que são as suas refletidas... E DECIDA! DECIDA MELHOR! Se quer ficar, se quer partir, se aceita, se recusa...
Muita da porcaria que vemos no mundo vem da muita ignorância existente... Se as pessoas soubessem mais, se soubessem o impacto das suas ações sob os outros e sob si mesmas, seriam mais conscenciosas e respeitadoras.
Ora, eu sou aqui uma aprendiz da vida como todos vós!
Erro, acerto, caio e levanto! Mas não desisto!
Fiquem bem!