Um pouco de empatia e de compaixão
Por vezes, quando estamos cansados, com a cabeça cheia de preocupações e de tarefas, tudo o que necessitamos é um pouco de empatia, compreensão e compaixão.
Como alguém disse, se não tem nada a dizer de positivo a alguém, especialmente nesses momentos, não diga nada. Oiça, ofereça o seu ombro, saia do seu ego e do que espera para si daquela relação e dê presença e ouvidos...
A maioria de nós anda demasiado sobrecarregado, isso remete-nos para a atitude egoísta de estarmos mais focados naquilo que temos para dizer ao outro que naquilo que outra pessoa nos está a dizer! A maioria de nós ouve apenas na diagonal... pois quer é encontrar alguém para desabafar! Enquanto o outro fala a maioria organiza o seu próprio pensamento e prepara-se para falar em seguida!
Isso não é escuta ativa! Escutar ativamente é estar genuínamente interessado no que o outro tem para nos dizer. Esta ferramenta pode ter um excelente impacto no seu processo comunicacional e relacional.
Isso implica um conjunto de atitudes básicas que nunca é demais referir:
- Não estar distraído no momento em que comunica.
- Dar ao interlocutor tempo para se expressar evitando interrupções.
- Ouvir e observar com atenção.
- Fazer perguntas e dar feedback.
- Criar empatia com o interlocutor e saber colocá-lo à vontade. Saber avaliar se é o momento de ter uma conversa mais delicada ou de tecer uma crítica.
- Evitar julgar o seu interlocutor.
Reveu-se neste texto?
Considera-se uma pessoa que pratica a escuta ativa?
Ou será que como a maioria está mais interessado em falar, falar, falar?