Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Tsundoku: Mania de acumular mais livros do que pode ler

EU SOU EU SOU, 16.10.20

Leituras.jpg

 

Descobri recentemente (em 2018) que sofro do hábito de comprar mais livros do que aqueles que tenho capacidade para ler! Simplesmente, tenho de reconhecer que não disponho do tempo que gostaria para ler tudo o que me interessa!

A este hábito de comprar livros e depois deixá-los para ler mais tarde (só que o mais tarde nunca chega), os japoneses designaram de tsundoku. Com origem no século 19,  “tsunde oku” significa empilhar e deixar de lado por um tempo e “doku” corresponde ao verbo ler.

Quando eu li o livro "Manhãs Milagrosas" do Hal Elrod, a questão foi abordada pela primeira vez na minha vida. Neste livro maravilhoso que mudou a perspectiva de viver e me conduziu a uma prática matinal de uma rotina com 6 pontos diferentes: um que é especialmente importante é o da leitura. E neste livro o autor desafia-nos a irmos às nossas estantes de livros fazer uma arrumação e limpeza (não necessita de deitar fora para o lixo, pode doar a alguém ou a alguma instituição) e estabelecer não comprar mais livros até colocar a leitura em dia dos que optou por guardar porque ainda se enquadram nos seus interesses...

Há pessoas que leêm vários livros em simultâneo. Há até pessoas que parecem estar num concurso de leitura - a ver quem lê mais!

Confesso que já li dois livros em simultâneo, pontualmente, porém, sou mais o tipo de leitora reflexiva. Eu preciso de tempo para ler e para reflectir o livro do momento. Há livros que leio num instante e outros que tenho de processar... Alguns livros de cariz mais filosófico que li nos últimos tempos, demorei meses a ler e a assimilar a sua sabedoria intemporal...

Para manter viva a prática da leitura regular terá de fazer opções e estabelecer prioridades. Reduza mais o tempo nas redes sociais e TV e dedique mais tem à leitura. Faça um chá relaxante e mergulhe na sabedoria.

Bom fim-de-semana, de preferência com leituras!

 

 

4 comentários

Comentar post