Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Tolerar não significa aceitar

Existe uma diferença entre tolerar e aceitar. As duas palavras não são sinónimo uma da outra! 

Quando falamos em tolerar significa que eu permito algo com o qual não concordo.  Por exemplo, estamos em período eleitoral e apresentam-se a candidatura várias forças políticas que a bem da democracia e da convivência, devem manifestar respeito uns pelos outros evitando insultos, atos de violência e sabendo escutar os adversários em debates políticos. Essa tolerância porém, não significa que pessoas de uma determinada área política tenham proximidade e identificação com outra.

Então podemos dizer que  quando toleramos algo, significa que não aceitamos isso mas respeitamos o direito dessa pessoa ter uma forma de estar ou de ser diferente da nossa. Ao tolerarmos não temos de manifestar a nossa concordância com a outra pessoa mas apenas a consentir as diferenças naturalmente. Eu tenho o direito de ser como EU SOU. O outro tem o direito de ser como ELE É.

Quando somos intolerantes a alguma pessoa ou situação alimentamos dentro de nós sentimentos negativos de raiva, rejeição, vingança e vontade de mudar o outro.

Tolerância é uma necessidade em todos... Mahatma Gandhi - Pensador

Então tolerar é mais do que aturar...

Tolerar vai muito além de aturar | Plants, Dandelion

Já aceitar algo significa acolher algo que ressoa em nós. Tem subjacente uma proximidade com alguém ou algo.

Definição de aceitação – Meu Dicionário

E há momentos, situações ou pessoas as quais não devemos de tolerar?

Refiro-me aquelas pessoas que vão contra os nossos próprios valores e os valores básicos e essenciais da humanidade e da convivência social e familiar...

TOLERÂNCIA - Não devemos aceitar sem qualificação o princípio de

Tolerar tudo o que é inqualificável é perpetuar aquilo que não desejamos. Há pois a necessidade de percebermos que se queremos ver uma mudança em algo que não ressoa conosco temos de MUDAR alguma coisa e temos de traçar limites. Aqui não podemos permitir que a situação se mantenha.

 

3 comentários

Comentar post