Reflexão do dia... os valores humanos!
Os valores são aqueles princípios que orientam a nossa forma de ser e de estar na vida e de tudo o que fazemos.
Tornam a tomada de decisões e escolhas mais fáceis pois escolhemos segundo os nossos próprios valores.
Contribuem para um funcionamento mais harmonioso em sociedade.
Estão muito ligados à moralidade e à dignidade e costumam estar na base daquilo que consideramos de certo e de errado na nossa atuação e modo de relacionamento.
Existem diversos tipos de valores: éticos, estéticos, religiosos, económicos, sociais, políticos e familiares que nos foram passados geracionalmente na familia e na sociedade. É importante conhecê-los e estar consciente deles pois a humanindade tende a esquecer e a cometer os mesmos erros... e do progresso ao retrocesso é um pequeno passo!
Tal como na democracia, devemos ter presente que os valores pessoais e sociais não são um dado adquirido, garantido e.. estático. Devemos estar conscientes e atentos.
Daí a importância do auto-conhecimento e da história coletiva, para não abdicarmos da nossa própria identidade dissolvendo-a... contribuindo para um enfraquecimento social e cultural. Esse enfraquecimento pode facilitar a manipulação, a perda de direitos fundamentais, a perda da liberdade individual e coletiva e a própria escravização das pessoas...
A melhor forma de tornar uma sociedade ou um individuo vulnerável, inerte e estupidificado é mante-lo entretido, dormente nas redes sociais e TV. É subtrair-lhe o pouco tempo disponível que tem para o seu próprio desenvolvimento e reflexão pessoal!
Outra forma é usar os valores positivos como "arma" para tornar as pessoas reféns de sentimentos de culpa e de vergonha. Eu explico: pessoas que tem como valores a tolerância, o respeito, a justiça podem ser manipuladas a tolerar comportamentos inaceitáveis por parte de certos grupos étnicos da população, com medo de serem acusadas de racismo, xenofobia ou estereotipia...
Se o RESPEITO for um valor central na nossa vida, seremos respeitadores dos outros e de nós mesmos e compreenderemos que também os outros devem ser igualmente respeitadores. Iremos afastar-nos naturalmente de pessoas que não sabem respeitar.
Um assunto a reflectir...