Reflexão do dia... como ultrapassar a ansiedade?
A ansiedade é um problema muito comum na atual sociedade.
A origem da ansiedade reside no nosso medo pelo desconhecido (futuro), na nossa impaciência e na nossa vontade de controlar o que se passa em redor de nós com vista a um determinado outcome. Ao verificarmos que os acontecimentos não se passam como gostaríamos, normalmente sentimos um aumento da ansiedade. Também apanhamos muita ansiedade do coletivo deixando-nos intoxicar pelos sentimentos e ações da sociedade.
1- A primeira coisa a fazer é decidir não se deixar levar pela ansiedade alheia. Cuide apenas da sua própria ansiedade!
Assim, se pretende ter menos ansiedade terá de abdicar mais da sua vontade de controlar ao mesmo tempo que aprimora a sua capacidade de aceitação das atitudes dos outros, sem julgamento, e investe na sua própria capacidade de cocriar a realidade que deseja.
2- As coisas em si mesmo são neutras, somos nós que lhes conferimos um sentido positivo ou negativo. Nada acontece por acaso, já que tudo é causa e consequência e não há vítimas!
3- A ansiedade pode ser um obstáculo importante à sua capacidade de manifestação e de prosperidade por estar sustentada em sentimentos de baixa vibração, como o medo e a insegurança. É fundamental primeiro reconhecer isso.
4- Depois temos de pensar que o comportamento humano parte de motivação e a motivação parte do principio do prazer e da dor. Por outras palavras , as nossas ações buscam sempre o principio do que nós pensamos que nos vai trazer mais prazer e evitar/fugir da dor. Se observarmos no nosso próprio comportamento que reiteramos pensamentos e ações que nos prejudicam mais do que auxiliam temos de ir atrás da intenção positiva por detrás desta situação. Temos de compreender qual a compensação positiva que julgamos estar a obter desse comportamento negativo!
Por último, dempre que detectar que está ansioso com algo, analise! Pergunte-se qual o sentimento por detrás que alimenta a ansiedade e qual a compensação positiva que julga estar a receber. Só assim consegue desmontar o mecanismo da ansiedade.
Esta é a parte mais conceptual da libertação da ansiedade. Existem depois formas que podem auxiliar a superar como: pratica de meditação, yoga, pranayamas, contato com a natureza, apanhar sol, ter mais regras na higiene do sono, evitar o isolamento, ou procurar ajuda de um terapeuta ou psicológo.