Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Reflexão do dia...

Respeitar a opinião  alheia  quando esta se aproxima da nossa, é  muito  fácil. 

Difícil mesmo é  respeitar  opiniões diferentes da nossa sem julgamento,  sem partir para a irritação e descontrolo e sem atacar pessoalmente o outro. E nunca senti como agora - após a situação  do covid - um tão  grande extremismo e intolerância  das pessoas a ouvirem opiniões  diferentes  das do mainstream político,  social e económico.  De repente, parece ser ofensivo pensar pela própria cabeça ou ter espírito  crítico! Onde pára  a liberdade de expressão? A voz ao contraditório?! Porquê que é  ofensivo ter opiniões diferentes? Porquê  que não  se pode questionar?

Isto aplica-se a tudo: política (temos umas eleições  à  porta dia 10 de Março), desporto, cultura...

Saiba que a ideologia é  um filtro que nos impede de ver as coisas como são  de facto e que afecta o nosso  discernimento e clareza de visão. Todos temos filtros e há  que desenvolver a humildade e a racionalidade  de reconhecer isso.

Mas acima de tudo, há  que apostar mais numa comunicação  não violenta onde saiba expressar opiniões  pessoais sem ofender ou desrespeitar o outro. E há  que saber procurar  formar opiniões  pessoais  baseadas em pesquisas pessoais e informações atentas e minuciosas, aqui e no estrangeiro, e não ir de boleia dos opinion makers...

Você  ainda sabe pensar por si mesmo,  ou será  que necessita que lhe digam como pensar?!

IMG-20240228-WA0017.jpg

Ser democrático  é  saber respeitar  a liberdade  de expressão! Não  somente  a minha e dos que se identificam com a minha opinião,  mas sim com a de todos! No sistema  democrático  todas as opiniões  devem ser escutadas e ganha a que tiver maior representatividade. Esse é  o preço  da liberdade!

 Apenas se devem questionar atitudes e opiniões  de índole criminosa e em inconformidade com a lei. E para isso existem tribunais e polícias.

Agora andar a classificar uns de bons e de corretos e outros de maus e de incorrectos e por isso tentar silenciar... será  mesmo democrático ? Quem assim pensa não  estará  a cair na própria  armadilha de que acusam os demais, ao serem eles próprios ofensivos e intolerantes?!