Quais são os seus vícios?
Vícios, parece que todos têm, não é? Porquê que somos seres tão viciados? Porquê que parece que precisamos ter vícios? Porquê que é difícil largar um vício? Comida, compras, dinheiro, álcool, cigarro, outras drogas lícitas, drogas ilícitas, exercícios físicos, sexo, jogos, limpeza, entretenimento, o que mais?
Gabor Maté, médico canadiano estudou o vício e concluiu que no centro de qualquer vício existe um trauma ou dor emocional. E concluiu ainda que :
- por detrás de cada vício está uma dor emocional e sendo que o vício oferece um alívio para essa dor. Para o investigador a pergunta a fazer não é qual é o vício, mas sim qual é a dor;
- o vício não é uma escolha, pois ninguém escolhe ter uma dor, é sim uma resposta emocional;
- o vício não é genético, pode existir predisposição mas isto não é o mesmo que uma pré-determinação genética;
- a dependência química é comum e alarmante na nossa sociedade. De vez em quando na TV são lançadas estatísticas do consumo de substâncias calmantes e analgésicas, e é um número crescente nos últimos anos;
- podemos ficar viciados em qualquer coisa: sexo, a jogos de azar, a compras, ao trabalho, a poder político, a jogos online, compras... Praticamente todas as atividades podem ser viciantes, dependendo da nossa relação com elas. Eu fui viciada no trabalho, o que me levou a ignorar minhas próprias necessidades e as da minha família para buscar sucesso e satisfação profissional. Essa dependência baseava-se num sentimento profundo de que eu não era boa o bastante, de que precisava provar que tinha valor.
Quais são os seus vícios? Você tem vícios, eu sei disso. Os meus vícios atuais, por exemplo, são dois: chocolate e leitura.
Há problema quando os nossos vícios prejudicam a nossa vida no sentido de nos alienarem e dominarem. Mas aqui não é o caso. Estes dois vícios ajudam-me.
O chocolate dá-me consolo e energia. Não como chocolates ou doces todos os dias. Isso seria mau para a minha saúde. Costumo fazer um bolo ao fim de semana. E não é todos os fins de semana! E como ocasionalmente um chocolate.
Já a leitura é um vício bom! É uma forma construtiva de ocupar o dia-a-dia! Enriquece a minha mente de conhecimentos e de sabedoria e contribui em larga escala para o meu crescimento pessoal. Só é problemático quando compro carradas de livro que depois... não tenho tempo de ler... Estou agora mais moderada! fiz um pacto de tentar colocar em dia os livros que tenho por ler nas estantes... E dar os que já não sinto vontade de ler.
Agora se tem vícios que o prejudicam peça ajuda a um profissional.
Alguns vícios podem impactar muito negativamente a sua mente e o seu corpo e a sua vida social e familiar. Se é o seu caso, busque ajuda!