Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Partilha de conhecimentos de saúde e de beleza

Olá, meus amigos e amigas!

Hoje resolvi escrever um post um pouco diferente do habitual pois estamos no verão, usamos menos roupa e olhamos mais para o nosso corpo, tomando assim maior consciência de aspetos que necessitam de maior cuidado: o chamado TLC (tender loving care). Mas não devia de ser assim, não acham? Devíamos de ter atenção ao nosso corpo todos os dias, e que é ao fim de contas o nosso veículo neste mundo!

Na minha existência de meia idade fui descobrindo soluções naturais para alguns problemas que foram aparecendo... Não sei se alguns de vós tem este meu hábito que é o de procurar soluções ou abordagens naturais a vários problemas de saúde ou de estética! E isto aplico a mim, aos meus familiares e animais!

Venho pois partilhar convosco alguns tratamentos naturais que em mim e nos meus resultaram muito bem, sem efeitos secundários e com resultados satisfatórios duradouros.

Estejam à vontadinha para nos comentários a este blogue partilharem outros mais. Como já vos disse inúmeras vezes, o conhecimento deve ser partilhado, ampliado e generalizado.

4 opções de tratamentos naturais para pedras nos rins - Tua Saúde

DENTES BRANCOS E GENGIVAS SAUDÁVEIS

Existem muitas soluções para branqueamento dos dentes mas a maior parte delas é abrasiva para o esmalte dentário. Claro, que devemos ir à nossa revisão anual ou semestral com o higienista oral, usar uma boa escova (preferêncialmente elétrica) e ser disciplinado na lavagem dos dentes...

Mas sabiam que o óleo de côco prensado a frio branqueia os dentes e melhora a saude das gengivas? Esta técnica que alguns chamam de oil pulling deve ser realizada de manhã, preferencialmente em jejum. Colocamos uma colher de óleo de côco na boca e vamos bochechando sem engolir durante cerca de 10 minutos. Depois cuspimos e bochechamos com água morna.

O óleo de côco é antiséptico e este hábito também se pode reflectir positivamente na saude do esófago e estômago.

 

UNHAS SEM FUNGOS

Quem como eu já padeceu de fungos nas unhas dos pés saberá como é um problema desagradável e díficil de controlar. É o cheiro a chulé, a unha estragada e sem possibilidade de pintar... Um horror!

Experimentei antifungicos, spray para os sapatos... As marcas mais caras, you name it!

Afinal, a solução residia no óleo essencial Tee Tree - árvore do chá! As melhoras são dramáticas! Bastam 2 a três gotas em cada unha e uma massagem para facilitar a absorção. Ou então lavar os pés  em água com 5 a 6 gotas de óleo essencial tee tree.

Uma maravilha!

 

DISFARCE DE MANCHAS NO ROSTO

A idade, alterações hormonais, a falta de cuidado ao sol, o acne podem gerar manchas no rosto muito inestéticas que afetam a nossa autoestima.

Colocar rodelas de pepino frio (retirado do figorífico) faz mais pelas manchas que cremes caros e abrasivos  - tais os que experimentei e que me agravaram o problema! Só necessita de paciência e... TLC!

Como adjuvante o óleo de rosa mosqueta aplicado no nosso creme ou com óleo de côco podem auxiliar a hidratar, rejuvenescer e disfarçar manchas.

 

AFTAS E DORES DE DENTES

Melhoram significativamente com uma conjugação de: tintura de cravinho da índia e um medicamento como Listerine ou Tantum Verde.

A tintura de cravinho da índia faz-se com alcool etílico e um punhado de cravinhos dentro de um frasco opaco durante 24 h. No dia seguinte com um cotonete coloque na tintura e depois em cima da afta ou dente com abcesso.

Sempre que lavar os dentes, no final bocheche com Listerine ou Tantum Verde puro!

 

DISFARCE DE OLHEIRAS

Rodelas de pepinho ou de batata nos olhos podem ajudar muito no disfarce de olheiras.

 

ACNE E DESIDROSE

Existe um medicamento natural da LR - que é o creme e o Spray de emergência (composto por aloé vera e propólis) que tiveram um excelente resultado final na pele do meu filho. Evita o uso de corticóides e antibióticos.

É também um excelente cicatrizante de feridas e de queimaduras.

Eu tenho desidrose nos pés, em especial no verão, e também considero que o resultado é mesmo excelente na cura das lesões.

 

PARA GRIPES E RESFRIADOS

A oxolamina é um excelente xarope para a tosse e o chá ou cápsulas de equinácea são excelentes para fortalecer a imunidade e ajudar a recuperar.

 

INFECÇÕES URINÁRIAS

As mulheres mais do que os homens são propensas a infeções urinárias. As cápsulas de cranberrie ou de uva ursina são excelentes na prevenção e no tratamento de infeções urinárias. À venda nas ervanárias e loja Celeiro.

 

MELHORIA DE PROBLEMAS AUTOIMUNES

Qualquer doença autoimune melhora com o recurso a meditação e a técnicas de relaxamento da mente. Muito recentemente descobri que também os suplementos alimentares ajudam a melhorar como as vitaminas do complexo B (em especial a B12) e a vitamina D.

 

PARA QUISTOS E TUMORES

O cogumelo Agaricus ou cogumelo do sol, tem propriedades anti-tumorais e anti-quísticas. Usei devido a quistos mamários que me causam muito desconforto e dor e também no tratamento de uma gata com cancro mamário e com bons resultados em termos da sua qualidade de vida.

E por hoje é tudo! A lista foi longa mas sinto que esqueci algumas coisas...pelo que poderei voltar a este tema!

 

E vocês conhecem algum tratamento ou técnica natural que produza bons resultados?

 

Terapêutica Medicamentosa na visão do Nutricionista – Medicamentos x  Alimentos – Nutrição UniRitter

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.