Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Palavras ou atos

Olá! Como estão?!

Tenho andado meio afastada deste cantinho que tanto prezo porque tive a necessidade de priorizar outros aspectos da minha vida, designadamente, o descanso, o sono, as leituras, as caminhadas... Com os dias mais curtos, sinto que me afastei do contato com a natureza que é tão importante para o meu próprio equilibrio e tenciono corrigir isso na medida do que me é possível fazer, aproveitando os almoços para dar uma volta ao parque da cidade e aos fins-de-semana passeio junto ao mar...

A situação da pandemia do covid também tem-me causado desgaste dado trabalhar com público e todos os dias ter de vencer os meus receios para trabalhar e ter de falar com máscara também é muito cansativo - um desgaste extra a juntar a outros mais inerentes à minha atividade profissional...

Há dias falava com uma amiga acerca do cansaço que normalmente sinto nesta altura do ano, e que durante muitos anos nem apercebia conscientemente, mas agora que estou nos "entas" se sente mais... Ela disse-me que nesta altura do ano, devemos "hibernar" um pouco pois com o frio é mais aprazível dormir um pouco mais, estar no quentinho da cama, e diminuir os hobbies e agitações para poupar energias... A própria natureza abranda o ritmo e recolhe... Faz-me muito sentido!

E é isso mesmo que passei a fazer! E  sinto-me bem melhor em termos energéticos!

Creio que mais uma vez estava a teimosamente tentar "fazer as coisas à minha maneira" e isto "como se o mundo fosse acabar amanhã"! Sou de facto uma pessoa de ação, mas sou um ser humano e não uma máquina e não posso esquecer as minhas próprias necessidades e os meus próprios limites. 

Neste momento a minha prioridade vai mesmo para o descanso, o convívio familiar (possível), o meu crescimento pessoal (nesta altura do ano é fundamental fazer um balanço e definir novas prioridades e metas) e o retemperar de energias... Tudo isto requer tempo e tempo livre é algo que tenho pouco.

Passarei a vir aqui duas vezes por semana e tentarei que seja à quarta-feira e ao domingo. E assim será até janeiro... Depois reavalio!

palavras ou atos.jpg

Isto foi uma das minhas maiores aprendizagens na vida... Como sou faladora e expresso em linha muito direta o que penso (sem filtros) durante muitos anos (décadas da minha vida) julgava que as outras pessoas eram também assim como eu... Que engano! Que ingenuidade!

Assim, presentemente prefiro pensar como neste excerto. Obervar, observar e observar...

Raras são as pessoas que são congruentes entre o que dizem e fazem... Mas isso é muito fácil de detetar, basta para isso que escute mais, fale um pouco menos e mantenha os olhos bem abertos!

 

 

 

4 comentários

Comentar post