Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Paciência

Adote o ritmo da natureza. O segredo dela é a paciência.

Ralph Waldo Emerson

A falta de paciência é uma das causas da ansiedade na humanidade... Desabituámo-nos progressivamente a saber esperar porque vivemos numa realidade onde existe o imediatismo. Carregamos num botão e acendemos a luz. Abrimos uma torneira e temos água. Vamos ao figorífico e temos comida. Temos dificuldades em aguardar pelo que desejamos, mas que ainda não existe no presente, porque em verdade vivemos acelerados e em stress. Queremos algo e queremos já!

Temos pressa de viver! Corremos para o trabalho! Corremos para as férias, corremos... Passamos a vida a correr!

E para complicar tudo mais ainda, criamos expectativas! Expetativas de ter certa coisa (bem), certa pessoa, certa meta... Só que tudo isso está fora de nós, e nós nada possuímos fora de nós! É tudo um empréstimo.

O ritmo da natureza é outro. Segue o bioritmo natural. Não tem expetativas. Apenas é. Apenas existe e vive o momento sem passado ou futuro.

Não existe um único ansioso que seja paciente! A frustração de não ter o que se deseja ou sonha ardentemente... A carência associada à frustração, impedem-nos de nos conectarmos à infinita prosperidade existente no universo... E impedem-nos de ser gratos por tudo o que já temos e que tantas vezes tomamos por certo... Só que não é certo!

Aquele que tiver paciência terá o que deseja.

Benjamin Franklin

Quando estamos muito conectados ao exterior, e à vivência da experiência estamos pouco conectados a nós mesmos. Sem essa conexão interna não vamos longe... Pois tudo tem o seu tempo próprio. Tempo para escolher as sementes, para semear, para ver crescer, para colher...

O que é um ano, uma década, ou mesmo 100 anos quando temos todo o tempo do mundo?!

paciência.jpg

Uma só existência não chegará para concretizar todos os sonhos e metas que tem dentro de si.

No entanto, poderá alcançar muitas se for preseverante, trabalhador, auto-conectado e focado. E seguramente que se olhar para trás em retrospectiva tem muitas metas que já alcançou...

Pense um pouco nisto.