Os malefícios do fluor
Desde que me lembro de mim como gente sempre se apresentou o flúor como um imprescindível aliado no combate à cárie pelo que todas as pastas tem flúor... Mas não se ficou por aí... Passou-se a colocar flúor nos reservatórios de água que nos abastecem e até nas águas minerais engarrafadas e em alimentos, veja-se lá!
Isso veio a causar efeitos secundários negativos por sobreexposição. Por outras palavras, o fluor podia ser positivo, mas o excesso de adição deste componente está a revelar-se tóxico para a saúde humana!
Se procurar no google efeitos negativos do flúor, possivelmente encontrará um artigo da autoria da propria COLGATE a desaconselhar a sua utilização em crianças com menos de 3 anos e a usar com moderação em crianças até 8 anos... e a falar de uma condição chamada de fluorose ou excesso de fluor no organismo e como isso afecta... os dentes que podem ficar porosos, com manchas castanhas e pretas... Que curioso! Não é suposto que as pastas branqueiem os dentes?
Mas o excesso de fluor não afeta exclusivamente os dentes podendo ainda causar problemas cardiovasculares, renais e alterações genéticas. E ainda citoxicidade, hipotiroidismo, dislipidemias, alterações enzimáticas e eletroliticas e ... cancro!
Parece exagerado?
Podem confirmar isso mesmo neste estudo de 2018 da Universidade Fernando Pessoa, Porto, cujo link forneço : https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/7327/1/PPG_29341.pdf.
Este fim de semana que passou tirei uma formação, na qual também referiram que o flúor causa o bloqueio da epineal e na própria evolução espiritual... a pessoa fica meio bobinha e sem grande capacidade de raciocínio...
Por todas estas razões, achei que era o momento de experimentar pasta para dentes sem flúor.
Queria comprar a pasta nacional COUTO , mas não encontrei .
A opção recaiu nestas compradas hoje... depois dou feedback...