Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

O poder do silêncio

A arma mais afiada é  a nossa língua e as nossas palavras são a arma mais mortífera do mundo - Gautama Budha.

Ainda que não  firam físicamente podem ferir emocionalmente. 

Agora uma história que nos mostra a importância  do silêncio. 

 

Uma vez na Índia  existia um monge budista muito venerado  que vivia numa floresta. Certo dia, um rei buscou um monge e disse-lhe:

-Prezado monge apesar de eu ter recursos materiais e nada me faltar sinto-me vazio e descontente.  Parece-me não  existir paz, dentro de mim...

E o monge propôs:

- Há  uma solução  para o teu problema  mas deves aceitar viver nos próximos 15 dias como um monge. Neste 15 dias ficarás em silêncio,  em meditação  e falarás o menos possível. 

O rei concordou com a experiência. 

No primeiro  dia a sua mente agitou-se mais do que habitualmente e apetecia-lhe mais falar do que nunca. Mas conseguiu controlar-se e para a noite estava mais calmo.

No dia seguinte seguinte passou a apreciar mais a natureza, as flores e insectos.

Ao fim de 10 dias estava uma pessoa diferente. Apreciava o silêncio  e começou a entrar num estado meditativo no qual se conseguiu manter  até  atingir  os 15 dias.

Por fim, teve uma conversa com o monge onde disse:

- Prezado monge eu percebi finalmente  o motivo do meu desconforto e sofrimento.  Eu costumava falar demais e gastava muita energia com as pessoas e  fazia muitos julgamentos e isso retirou-me paz interior. Descobri também que não se pode forçar a meditação,  ela deverá  surgir naturalmente. 

Estes 15 dias permitiram-me alcançar  uma paz interior e um silêncio  que era necessário  para que eu pudesse ter uma vida melhor.

E o monge respondeu:

- Não  és  só tu. A maioria das pessoas  no mundo  falam demais. E usam as palavras para ferir os outros.

Abraçar  o silêncio,  permite a reconexão  interna,  ouvir o nosso mundo interior. É onde retemperamos forças, reflectimos, recuperamos a paz interior, controlamos os pensamentos,  compreendemos mais o que se passa na nossa vida. Quando falamos menos acabamos por usar palavras mais reflectidas.

É  DENTRO QUE RESIDE A FONTE DA NOSSA FELICIDADE INTERIOR.

O SILÊNCIO PERMITE-NOS LIBERTAR DO CANSAÇO  E A FALTA DE ENERGIA. DESCOBRIRÁS A FELICIDADE. 

FALAR DEMAIS NÃO  TRAZ PAZ INTERIOR, FAZ PERDER O SENTIDO DA VIDA, TORNA A AUTODESCOBERTA IMPOSSÍVEL ,  AUMENTA UNS 90 % OS PROBLEMAS  NO MUNDO, TRAZ CANSAÇO.

1000036986.jpg

OLHE PARA DENTRO. TORNE-SE NO SEU GUIA NA VIDA.

Todos os dias dedique pelo menos 20 minutos para meditar e estar em silêncio  e verá  como isso vai melhorar a sua vida.