O Monge desce a montanha
Muito mais que um filme de Kung Fu, este filme retrata-nos um percurso de vida e de crescimento espiritual de um monge de um pobre mosteiro, que ao ganhar um combate de kung fu é instruído pelo seu mestre a descer a montanha ao encontro da sociedade...
Ao contatar a sociedade mundana debate-se com uma existência onde outras realidades muito diferentes da pureza, bondade e disciplina conhecidas no mosteiro taoista, existem.
Só para mencionar alguns dos sentimentos negativos que ele experiencia nele mesmo ou nos que o rodeiam: ambição, preguiça, luxúria, raiva, inveja, ciúme, vergonha, culpa, gula, adultério, mentira, vingança, cobiça... E ele cede... e perde o contato com ele próprio e com os valores que lhe ensinaram ao longo de 20 anos!
Quem não, não é mesmo?! Podía ser afinal a história de qualquer um de nós...
O pensamento anterior aparece na parte final do filme... Muito profundo e verdadeiro!
Isto é o que nos ensina o taoismo no livro do caminho e da virtude - Tao Te Ching, que podemos ler e acompanhar pela Prof. Helena Galvão da Nova Acrópole. Recomendo muito essa leitura acompanhada para quem está interessado crescer espiritualmente. Este livro é um dos mais lidos de sempre..
Podem ver o filme no CINEMUNDO. Deu na quarta-feira e ainda deve ser possível verem!