Nem tudo... podemos aceitar!
Vivemos um momento onde nas redes sociais e na sociedade de um modo geral, as pessoas se desrespeitam e se radicalizam. Banalizou-se o insulto, a intolerância, o sarcasmo desrespeitador, as asneiras, a deslealdade, a traição, a bisbilhotice, o bullying...
Não temos de aceitar ou compatuar com tudo, devemos impor limites, porém, não esquecer uma coisa tão importante: O RESPEITO. O respeito pelo outro e por nós mesmos. Pois ao desrespeitarmos os outros também nos desrespeitamos a nós mesmos. Se queremos ter um debate de ideias com alguma elevação há que assumirmos uma atitude digna e respeitadora independentemente do comportamento ou opinião do outro. No limite se achamos que a outra parte está a ser agressiva demais ou se sentimo-mo-nos incapazes de nos controlarmos (sentindo a raiva crescer e a racionalidade a ir para o espaço) será aconselhável retirarmo-nos do conflito.
Mas sobretudo é preciso estar tão atento ao que se passa dentro de nós próprios como ao que se passa fora... E nós não estamos treinados a pensar assim... Somos mais analíticos dos outros e dos acontecimentos do que de nós próprios...
Se nós nos conhecermos melhor.
Se nós sabermos o que é importante para nós e o que é secundário.
Se nós nos amarmos.
Se nós escolhermos com a mente, com o coração e com o instinto.
Se nós tratarmos os outros como gostamos que nos tratem.
Se nós soubermos perdoar os nossos próprios erros e os erros dos outros.
Se nós soubermos sentir compaixão por nós mesmos e pelos outros.
Se nós soubermos sentir gratidão pelo que já temos manifestado na nossa vida.
Se nós soubermos ser resilientes.
Se soubermos manter a fé, a esperança, a alegria de viver...
Estaremos a respeitarmo-nos e a criar uma realidade onde impera o respeito, o amor, a compaixão.
Todos temos o poder do livre arbitrio de construir e de destruir, de amar ou odiar, de unir ou de dividir, de respeitar ou de desrespeitar, de fazer o bem ou o mal. Cada um fará a sua escolha segundo a sua consciência, se a tiver!
Por isso, acho tão oportuno esta frase da biblia...
Para mim esta frase integra o principio hermético de causa-efeito. As nossas escolhas têm consequências. Somos livres para escolher mas depois temos de viver com as consequências das nossas ações.
É uma lei universal à qual é impossível escapar!
Agir sem pensar nas consequências das próprias ações é a base de um comportamento egoísta que se observa muito e que só trará mais infelicidade.