Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Não faça coisas para não morrer!

Faça antes para aumentar a sua qualidade de vida!

 

Siegel.jpg

 

Dr. Bernie Siegel é um cirugião pediátrico americano que na sua prática clínica se deparou com  muitas situações graves de doença.

Da sua entrevista à Health Summit destaco alguns pontos de vista muito originais e lindos:

- O corpo reage conforme o que a mente acredita. (voltamos à questão da percepção. É tudo uma questão de percepção. Não é o que acontece mas sim a forma como encaramos o que nos acontece. Um filme maravilhoso é "A Vida é Bela" de Roberto Benigni e é um claro exemplo disso.)

- Ele conta como um amigo que era técnico de radioterapia se apercebeu após um mês que a máquina estava avariada e nenhum dos pacientes recebera o tratamento devido! Então Siegel perguntou-lhe se ele achava que os pacientes se apreceberam e ele respondeu que não! Que muitos tinham os tumores reduzidos e a pele ficava vermelha!

 - O poder do humor como arma eficaz contra o medo: ou tem medo ou está a rir e divertido.

- Descubra o seu chocolate. Ou descubra aquilo que lhe dá prazer e alegria e faça muito isso.

- Faça algo de real. Algo que tenha um significado e um propósito na vida. Algo que ajude outras pessoas.

- Ter animais de estimação prolonga a vida e cria oportunidades de sociabilidade. O Dr. Siegel conta a história de uma amiga com diagnóstico de um ano de vida devido a um cancro. O companheiro abando-a porque não consegue lidar com a doença. Um dia vai a passar na rua e vê um gato vadio. começa a dar-lhe comer e por fim recolhe-o em casa. Resolve levá-lo ao veterinário e lá descobre que o gato tem leucemia felina e um ano de vida! Regressa a casa ainda perturbada e apercebe-se de algo desconcertante, o gato continua a comportar-se alegremente e como se nada se passasse... Ela pensa: "Talvez o gato saiba algo que eu não sei!... O gato vive 12 anos e a amiga ainda é viva e voltou a casar!

Conclusão: ela podia ter-se enroscado num canto a lamentar-se e dentro de um ano ela e o gato tinham morrido. E isso é algo maravilhoso que os animais tem: eles simplesmente vivem! Temos de aprender isso com eles! Você pode escolher aquilo que sente.

- A importância de como sente a idade. Pessoas que sentem ser mais novas do que são na realidade tendem a viver muito mais. Já pessoas que são mais conscientes da idade que tem ou até sentem ter mais idade, vivem menos.

- O segredo da longevidade: boas relações, dieta equilibrada e exercício regular. Se não cuidas de ti próprio ficas doente. Muitos maus hábitos vem da falta de amor próprio e de falta de amor recebido na infância e enquanto crescia que leva a procurar experiências que adormeçam a dor e entorpeçam a visão do mundo.

- Seja o seu próprio coach - questione-se frequentemente e esteja sempre disposto a aprender. Reflicta acerca das escolhas e peça perdão sempre que necessita.

- Quando vive no seu coração a magia acontece - citação que fez de alguém que conheceu

- Aquele que não está disposto a perder a vida, acabará por perdê-la e aquele que está disposto a perder a própria vida acabará por a salvar. Quando te tornas naquilo que os outros querem, perdes a tua vida. Quando tu estás disposto a fazer o que queres, independente das opiniões alheias, tu vais salvar-te! Vais viver a tua vida em verdade. Logo seja autêntico e único. Ao fazê-lo está a dar autorização aos seus filhos para serem autênticos também!

Siegel citou John Steinbeck: todos experimentamos rejeição, com a rejeição vem o desejo de vingança, com o desejo de vingança - a culpa. E esta é a história da humanidade.

Mas se cresceres com amor terás reverência pela tua própria vida e pela vida alheia.