Mensagem do dia....
Os fracos, os humildes e oprimidos herdarão o reino dos céus.
Os céus, somos nós que iremos trazer para a terra. Para isso temos de reconciliar os opostos dentro de nós. Temos de nos apaziguarmos.
Infelizmente, a humanidade continua focada para fora e com tendência à idolatria. Idolatria de atores, de personalidades, de influencers, de desportistas, de politicos, de especialistas, de cientistas, de escritores, de comentadores, de... Até o sofrimento deles parece ser mais importante e digno de atenção que o sofrimento de qualquer pessoa, qualquer Zé ninguém. Basta estar atento às notícias, à TV e a internet....
Que forma tão limitada de se viver!
Mas os verdadeiros heróis não são esta gente... mesmo que muitos deles até sejam boas pessoas, os verdadeiros heróis são os anónimos. Sou eu e és tu.
Em suma vivemos obsecados com pessoas que percepcionamos como estrelato, pessoas bem sucedidas e supostamente perfeitas. Tal como na antiguidade havia a idolatria de deuses (foi o que sucedeu na Grécia e em Roma), "os deuses" da atualidade são agora estas personagens... Vale mesmo tudo menos tomarmos consciência que somos centelhas divinas, filhos de Deus, detentores de almas imortais, perfeitos na nossa imperfeição, e que temos mais poder do que aquele que alguma vez pensámos...
Há uma incredulidade (fruto de muita programação negativa) e mesmo uma dificuldade em estabelecer conexão a esse nosso lado mais poderoso e co criador. Temos medo do nosso poder e preferimos aceitar e admirar o poder dos outros. Seguir os outros. Esperar que nos digam o que pensar, o que fazer ou o que dizer. Este é o estado atual da humanidade.
Com a agravante que na antiguidade se estimulava o pensamento crítico, o estudo e a cidadania consciente. Nunca estivemos intelectualmente tão baixo nem tão estupidificados como agora! Isto é de tal forma grave que nem se consegue ter uma conversa interessante e inteligente com a maior parte das pessoas, sem que ocorra uma discussão. Há enorme extremismo e uma incapacidade de escutar e de debater temas com elevação e abertura. Há uma incapacidade de ouvir opiniões diferentes da nossa e a encontrar validade em quem tem um ponto de vista diferente do nosso. É o tudo ou nada!
E vale tudo para atacar ou criticar o outro! Um descontrolo total, um quebrar de todas as regras de comunicação e de convívio. Atacam-se pessoas ao invés de se discutirem pontos de vista ou ideias... tudo muito triste!
Onde pára o equilibrio, a tolerância, o respeito?