Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Mais vale querer do que poder?

Mais vale querer que poder. ...

Este provérbio português aplica-se muitas vezes em situações onde o querer, a vontade e a determinação de alguém a permitem vencer e alcançar uma meta ou objetivo difícil. De fato, muitas pessoas desperdiçam talentos e capacidades por lhes faltar motivação e foco e outras com menores capacidades conseguem atingir grandes feitos mercê uma vontade e disciplina férrea!

Isto é muito observável no contexto escolar, onde alunos mais trabalhadores e medianamente inteligentes vão mais longe que outros muito inteligentes mas pouco focados nos estudos.

Vejamos agora outra perspectiva acerca deste assunto... Uma perspectiva filosófica...

Querer não é poder. Quem pôde, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer.... Frase de Fernando Pessoa.

A renúncia é a libertação. Não querer é poder.... Frase de Fernando Pessoa.

De facto tudo aquilo que queremos gera APEGO. Apego a alguém, a coisas materiais, a ideias, a crenças, a sonhos, a metas.

E se o querer pode ser impulsionador do comportamento em termos de nos levar a agir para alcançar algo... Também importa saber parar! Ter a consciência quando algo se torna numa obsessão que gera infelicidade e que afeta a nossa capacidade de nos sentirmos felizes e gratos pela vida que temos. 

A melhor forma de nos libertarmos de algo que nos bloqueia e magoa é RENUNCIAR. Há ocasiões na nossa vida em que temos de encerrar capítulos para podermos escrever outros. Já falei aqui diversas vezes sobre a importância de quando atingirmos o nosso ponto BASTA renunciarmos a ideias, crenças, pessoas, coisas... Para criarmos espaço e oportunidade para que outras se manifestarem!

A nossa existência oscila muito neste turbilhão emocional de..

Querer e não poderSonhar e não realizarEsperar e não alcançar. Amar e reprimirLutar e sucumbirConquistar e esvair. Eis nossa sina, eis nosso destino.... Frase de Nathalia Dutra.

Será uma sina ou destino??? Ou será uma visão pessimista muito assente em expectativas? Melhor não esperar nada e o universo vai dar-lhe tudo...

E de que vale ter sonhos ou esperar algo se nada fizer por isso? Espera que por magia apenas as coisas aconteçam?

Somos donos de alguma coisa para além do nosso livre-arbítrio?

Do que vale querer e não poder? Do que... Julio Aukay - Pensador

 

3 comentários

Comentar post