Mais IN e menos IA
O ser humano é um ser que necessita da sua conexão com o mundo natural e com o próprio planeta para o seu equilíbrio pessoal- ao nível fisico e psicológico(saúde), energético e espiritual. Somos todos filhos da Terra, de Gaia.
No último século a humanidade tem feito um caminho que a distância cada vez mais do mundo natural. A criação de núcleos urbanos densamente povoados, os processos de fabrico das casas, a Tv e as redes sociais (entretenimento) e o proprio calçado (plástico), tem contribuido para uma cada vez maior perda de ligação ao mundo natural. Isso tem sido a fonte de muitos dos males atuais como as depressões, o stress, ansiedade, a maior violência e "n" doenças...
Somos seres naturais!
Nas nossas rotinas quotidianas é muito importante termos a consciência se estamos ou não a manter essa conexão natural com o planeta. Há diversas maneiras de o fazer: passeios e caminhadas na natureza, jardinagem, cuidar de pets, apanhar sol, olhar para o sol, andar descalço. Agora que vamos entrar num período mais invernoso do ano este cuidado deve ser mantido mesmo que por vezes implique o desconforto de ter de levar com os elementos naturais do vento e da chuva.
Não o fazer por comodismo ou procrastinação implica pagar um preço demasiado elevado para a nossa energia e saúde.
Fala-se muito da importância da IA para simplificar processos de trabalho, podendo esta até contribuir para uma menor jornada semanal de trabalho. Essa parte é seguramente interessante, já que considero que estamos demasiadas horas a trabalhar - a trocar tempo por salário. Porém, não sou especialmente entusiasta da IA pois não me consigo desligar dos potenciais perigos éticos e morais, nem das grandes consequências sociais e económicas (desemprego, alienação) que poderá causar se o processo for mal conduzido. E para já está a ser mal gerido, segundo o meu ponto de vista.
Eu diria que a humanidade precisa de mais IN, Inteligência Natural que de IA, Inteligência Artificial.