Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Hábitos que mudaram a minha vida

EU SOU EU SOU, 06.12.20

Muitas pessoas desejam uma vida diferente e melhor mas esperam que ela mude por magia!

Muitas pessoas refugiam-se nas desculpas de FALTA DE TEMPO, não estarem preparadas, terem medo de se confrontarem com o seu interior... E assim adiam a oportunidade de crescerem e de construirem a vida com que sempre sonharam e de darem um contributo mais significativo ao mundo.

A maioria das pessoas diz estar insatisfeita  com certos aspectos da vida que tem e dizem que querem mudar, porém, procrastinam e nada fazem para mudarem a vida que tem! Só se lastimam, comparam as suas vidas às de outros e vivem frustrados numa vidinha sem sentido.

Olhem, eu lamento mas não há mesmo soluções mágicas e rápidas! Vai requerer trabalho diário, dedicação, foco e persistência... E coragem de não agradar pois vai ouvir muitas críticas ao ter a coragem de introduzir novos hábitos na sua vida.

No meu caso pessoal, eu coloquei-me em ação com o objectivo de mudar a minha vida num momento de tristeza, exaustão e desespero. Não precisa de ser assim para você! Pode optar por adquirir novos hábitos porque quer ter sucesso profissional, ou nos seus relacionamentos ou apenas porque gostaria de evoluir mais rápidamente.

Em setembro de 2018 (um ano de muitas aprendizagens para mim) iniciei uma rotina com diversos hábitos que transformaram a minha vida para sempre!

E tudo começou com um livro "Manhãs Milagrosas" de Hal Elrod. No livro o autor propõe uma rotina de 60 minutos antes das 08h da manhã com a finalidade de nos energizar, ganharmos foco e concentração e mantermo-nos positivos. Ele assegura que teremos maior produtividade e atingiremos as nossas metas mais rápidamente... E tem razão!

Depois de iniciar esta rotina em 2018 eu realizei muitas metas pessoais: viagem a Barcelona, viagens a diversos locais no nosso país, escrevi um livro, criei um blogue, restaurei uma casa antiga, tirei diversos cursos de formação, li muitos livros... Em suma cresci imenso! Muito mais do que em anos anteriores, por isso o balanço é francamente positivo!

Esta rotina tem 6 hábitos: meditar, visualizar, afirmar, fazer exercícios, ler e escrever. São 10 minutos para cada uma destas tarefas.

Sei que parece muita coisa para se fazer logo de manhã ao acordar, mas asseguro que valerá muito apena e os seus dias (mesmo os mais desafiantes) nunca mais serão os mesmos... Se falho algum dia ( e por  vezes isso acontece) parece que me falta algo.

Eu devo dizer que nunca antes tinha experimentado algo similar e o desafio  do autor é o de cumprir a rotina por 30 dias... Pois os 30 dias já vão em 2 anos e três meses! Digamos que tomei-lhe o gosto!

Não vou hoje alongar-me na explicação do que consiste cada uma das tarefas manitais propostas por Hal Elrod, em profundidade. Para obterem essa informação basta comprarem o livro e lerem-no! E depois relerem-no de novo, como eu o fiz! E depois começarem a fazer essas tarefas com as adaptações  que acharem oportunas e que se adequem aos vossos gostos pessoais.

Venho apenas desmistificar algumas ideias pré-concebidas acerca destes 6 hábitos e partilhar como eu os coloquei em prática para mim e com sucesso. Há que ter uma abordagem flexivel.

Comecemos pela meditação. Muitas pessoas acham que meditar é para os monges budistas e hindus, mas na verdade qualquer pessoa pode meditar. Primeiro, que fique claro que meditar não é não pensar em nada! Há muitas formas de meditar e todas pressupõem esvaziar a mente do fluxo de pensamentos contínuos mas isso só se adquire com a prática, logo comece por 5 minutos e vá aumentando o tempo de meditação. No youtube encontrará muitos vídeos de meditações guiadas (as que eu prefiro pois tenho uma mente muito inquieta). O começar a meditar (são inúmeros os seus benefícios) levou-me pouco depois a uma formação em mindfulness, que é uma forma de meditar muito aprazível. Pesquisem na net e na UDEMY tem cursos de mindfulness muito bons.

Quanto à parte da visualização, para me auxiliar, eu recorri  à elaboração de um vision board dividido em nove áreas (financeira, familiar, conjugal, lazer, aprendizagens, saúde, etc..) onde coloco metas acompanhadas de fotos (sou muito visual) e que vejo quase todos os dias. Há pessoas que preferem fazer uma caixinha de desejos: e colocam dentro fotos reais ou retiradas de revistas e da net mas que ilustrem o alcançar dessa meta (ex. foto do carro de sonhos, da viagem de sonhos, de uma família alegre e unida).Pode parecer estranho, mas desde que faço isto alcanço muitas mais metas que antigamente!

Para a parte da afirmação, recorri à querida Louise Hay. Há imensos videos no youtube com afirmações de auto estima e amor próprio e eu não só as ouvi, como as escrevi num caderno várias vezes... e noutro ano as li e gravei no meu telemóvel e oiço sempre que me sinto mais triste ou sem energia. Para o ano o meu desafio será usar as minhas próprias afirmações - escritas por mim!

Eu sei que até pode parecer rídiculo mas não é! Todos nós estamos permanentemente a afirmar coisas a nosso respeito e dos outros e a maior parte delas é inconsciente. Fazer afirmações positivas reforça a nossa auto-estima, segurança e bem-estar...

A parte de fazer exercícios no meu caso foi retomar o ioga. Todos os dias de manhã faço exercícios de alongamento que me trouxeram o benefício de agora muito raramente sofrer de dores nas costas, ombros ou braços! E dantes andava sempre com dores! Pesquisei exercícios simples que focassem estas áreas que para mim são problemáticas e obtive excelentes resultados!

A parte a leitura é a que eu normalmente sacrífico de manhã, e acabo por remeter para o final do dia. O motivo é simples: eu perco-me a ler! E depois lá vou em stress e atrasada para o trabalho! Porém, ter o hábito de ler diáriamente permitiu-me aumentar conhecimentos consistentemente e alimentar a minha mente que é ávida de conhecimento. Contactar com a sabedoria de grandes escritores permitiu-me alcançar um entendimento que antes nem imaginava ser possível...

E chegamos à parte da escrita! Comecei por escrever um diário que me orientava na experiência da rotina matinal. Nesse caderno de notas aponto: data, hora de deitar, hora de levantar (fundamental monitorizar para dormir o número de horas necessárias) e o n.ºdo dia da miracle morning (hoje foi o 788). Escrevo também 3 motivos para agradecer, uma afirmação positiva, 3 metas para esse dia, uma aprendizagem (escrevo no final do dia) e depois à noite escrevo 3 motivos para agradecer, 3 coisas que eu mereço (ex. eu mereço ser amada, eu mereço ser respeitada, eu mereço realizar os meus sonhos) e 3 coisas/pessoas que eu abençoo.

Do escrever neste caderno a passar a escrever muito, foi um passo! Passei a ter cadernos para imensa coisa! Para apontamentos dos livros mais marcantes, para apontamentos dos cursos que tiro, para escrever o guião de meditações guiadas, para escrever afirmações... Até ter chegado à criação deste blogue! 

Agora uma nota muito importante. No meu percurso na rotina das manhãs milagrosas eu fui ajustando e adaptando à medida que ía evoluindo. Não segui uma abordagem rígida e dogmática. Eu sei que há por esse mundo fora pessoas a fazerem tudo muito dentro do que o Hal sugeriu e levantam-se pelas 05 h da manhã ou mais cedo! Isso para mim simplesmente não dava e admiro imenso quem o faz!

É admirável ser-se disciplinado e focado ao ponto de continuar a fazer isto por anos e há relatos de pessoas que o fazem desde que ele publicou a primeira edição há uns 5 anos atrás. Pessoas que investiram nesse tempo de manhã para perder peso (fazer exercício, ler receitas para perder peso), para escreverem livros, iniciarem um hobbie... No facebook há uma comunidade onde muito é partilhado - no livro vem o link.

Agora uma palavrinha aos que referem não ter tempo ou motivação para iniciar novos hábitos: no pain, no gain. Sem esforço e trabalho dificilmente se verão os resultados que pretende. 

Não gosta de meditar? Experimente contemplar (olhar sem estar a alimentar pensamentos ou a fazer julgamentos) paisagens, animais, crianças a brincar.

Não gosta de ioga? Experimentar caminhar, correr, dançar, subir e descer escadas.

Não gosta de ler? Experimente ouvir audiobooks. Eu li este ano os primeiros, tive de me motivar a fazê-lo porque prefiro ler.

Não gosta de escrever? Experiemente gravar com a sua própria voz afirmações de auto estima, de gratidão, de sucesso e de prosperidade.

Acha 60 minutos muito tempo? Comece com 15 minutos! E vá aumentando se sentir necessidade.

Não tem 15 minutos?!! Então que raio de vida está a viver?!!

Pois é, e assim sou chegada ao fim deste post, com a esperança de vos ter despertado o interesse em lerem este livro fantástico e de começarem a jornada do vosso crescimento pessoal no próximo ano 2021.

Vão ver que valerá apena! O mundo precisa de pessoas conscientes e empenhadas em serem melhores e em contribuirem para a sociedade de um modo mais responsável e empenhado.

 

Manhas-Milagrosas (1).jpg

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post