Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

DISTOPIA

Hoje convido-vos a verem um pequeno filme de 15 minutos. 

Assegurem-se que não serão interrompidos e assistam com a vossa mente e coração abertos... O site Omoleto é o maior site mundial de pequenos filmes e além deste tem muitos outros pequenos filmes fabulosos. Recomendo!

Selecionei este para vos falar de algo que agora se começa a falar com maior frequência e que representa uma ameaça maior do que julgamos à liberdade e qualidade de vida da humanidade.

Sit back, relax and enjoy!

Falamos de distopia.

O que é então a distopia?

Distopiacacotopia ou antiutopia é qualquer representação ou descrição, organizacional ou social, cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa".

Em grego, a partícula δυσ (translit. "dis" ou "dys") exprime 'dificuldade, dor, privação, infelicidade'; a palavra τόπος (translit., topos) significa 'lugar'. Portanto, 'distopia' quer dizer 'lugar infeliz, ruim'. Já a palavra 'utopia' se compõe de ου (translit. ou, latinizado como u-), advérbio de negação, e τόπος, 'lugar'. Assim, utopia significa 'lugar nenhum', e distopia significa 'lugar ruim'.

Que tipo de sociedade queremos para nós e para os nossos filhos?

Até que ponto a tecnologia digital poderá potenciar essa sociedade futuro de distopia e de ditadura identitária?

São questões em cima da mesa quer queiramos ou não olhar para elas... Basta espreitar o site euronews e ficamos com um panorama de algumas coisas que se estão a preparar na União Europeia para os próximos anos...

São questões acima de ideologias partidárias ou políticas e da própria democracia ( o melhor sistema político e social que conhecemos até hoje - perspectiva-se a criação de um outro melhor no futuro). São questões ligadas profundamente à restrição dos valores mais elevados e sagrados da humanidade.

A humanidade passou do fanatismo religioso ao político e estamos em pleno fanatismo científico e tecnológico. Há quem confie na ciência como se esta fosse um DEUS. E a ciência é uma construção dos homens e portanto sujeita a muitos enganos/erros e acertos.

Temos de saber parar para reflectir. Temos de saber para onde queremos ir e como queremos ir.

Não somos políticos, magnatas económicos nem figuras públicas que estão nas altas esferas do poder e onde grandes decisões são tomadas mas temos o nosso próprio valor e poder. Podemos (ainda) fazer escolhas. Escolha bem! 

Se escolher com o coração (coragem) acertará mais do que se escolher com a mente ( a mente, mente!). O ideal é alinhar mente e coração, para não sermos também uns precipitados. É mesmo ao contrário daquilo que lhe ensinaram toda a vida!

Escolha bem as "guerras" que quer travar. Não dá para ir a todas! Escolha as que se alinham com os seus valores e propósito de vida!

frases_osho_7.jpg