Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Criar uma âncora

PASSO A PASSO – CONTROLAR ESTADOS EMOCIONAIS

Venho partilhar convosco uma técnica de PNL muito eficaz. Já experimentei comigo mesma e facilitei a outras pessoas com bons resultados.

Passo 1 – Estado Emocional Desejado:

Determine um estado emocional que você deseja fortalecer. Pode ser confiança ao dirigir-se em público, Determinação na busca de um objetivo. Motivação para executar determinada tarefa. Ir a um exame ou teste ou prova de avaliação. O importante é que você determine o estado emocional que deseja nos momentos que você encontra alguma dificuldade.

Passo 2 – Determine uma Âncora:

Âncora pode ser qualquer estimulo que possa ser repetido e realizado sem muitas dificuldades. Pode ser o fechar de um punho, um sorriso mais expressivo, um estalar de dedos. O importante é que este estimulo possa ser repetido e não precise de nenhum objeto, apenas a imposição de seu corpo.

Passo 3 – Buscar Inspiração:

Recorde de um momento em sua vida, que você tenha sentido o mesmo sentimento que deseja agora, mas que tenha sido intenso e único, que tenha marcado você de uma forma como nenhum outro marcou. Se está em busca de alegria, pode lembrar-se da festa quando terminou o seu curso, ou outro evento que a tenha deixado em êxtase de alegria. Se esta em busca de conquistas, sentimentos de vitória, você pode pensar em um momento que tenha lhe dado uma grande vitoria, uma grande conquista. Ou seja, escolha aquele momento que reflete exatamente o sentimento que você deseja resgatar, para as situações que está a viver atualmente.

Quando se recordar deste momento, num lugar bem confortável, relembre cada momento, responda para si mesmo as seguintes questões. Se preferir, você pode escrever as respostas numa folha de papel, o que vai lhe ajudar a manter os detalhes:

  1. O que você estava a ver neste momento?
  2. O que você estava a ouvir?
  3. O que você estava a sentir?

Quanto mais descritivo você conseguir formar este momento em sua mente, mais fácil será o processo de resgate do mesmo.

Passo 4 – Associação:

Após ter este momento gravado nitidamente, quando sentir que está no ápice do sentimento, realize o estimulo determinado no passo 2. Exemplo: No momento em que você recebe o seu diploma. Este pode ser considerado o momento mais feliz que você já teve, e então, neste momento, você cerra o punho da mão direita.
Mantenha este estimulo por pelo menos 15 segundos, mantendo dentro de si o sentimento resgatado.

Passo 5 – Interrupção:

Após terminar este primeiro treino, levante-se, estique um pouco o corpo, relaxe, permaneça alguns minutos apenas a relaxar.

Passo 6 – Testar o seu Estímulo:

Após descansar um pouco, repita o estimulo (fechar dos punhos) e descreva qual o resultado. A intenção deste teste é verificar se o estímulo começa a fazer efeito. Descreva o que você sente quando executa o estímulo.

Passo 7 – Repetição:

Repita os passos 3, 4, 5 e 6 por pelo menos mais 3 vezes.

Passo 8 – Visualização Guiada:

Determine quando irá precisar utilizar este estimulo em busca de seu objetivo. Planeie antecipadamente, e pratique o mesmo pelo menos uma vez por dia, até você ter controle total sobre seu sentimento. Faça testes ocasionais durante o seu dia a dia, em locais e situações diferentes.

Este exercício trabalha mais com nosso interior, neste caso, é importante que você defina exatamente como se sentiu ao realizá-lo, pois devido a sua forma mais lúdica de atuação, o feedback pode se tornar um pouco mais complicado. Quanto mais detalhes você me transmitir, será melhor para que façamos uma análise posterior.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.