Coragem é manter a capacidade de agir
Quem de nós adultos não passou parte importante da sua vida a comparar-se aos outros? Quem de nós não construiu a sua própria auto imagem a partir dessa comparação?
Que erro colossal! Nós somos seres tão especiais e cheios de talentos e de potencial único, irrepetível e inimitável! Já pensou que nunca houve nem nunca haverá outro ser igual a si? Nem os gémeos são absolutamente iguais. Logo, que sentido faz estarmos permanentemente a compararmo-nos aos outros, achando tantas vezes que os outros são mais bonitos, mais sortudos, mais interessantes, mais ricos, mais inteligentes que nós e sentindo-nos diminuídos e tristes com isso.
Nós não sabemos o que se passa na vida do outro... As suas lutas, as suas dores, o caminho percorrido, o suor, as lágrimas, os desafios diários e as responsabilidades. Que sentido fará então comparar-mo-nos? Será que ao dispendermos tempo nessas comparações não estamos a desperdiçar tempo para olharmos para nós mesmos e avaliarmos que vida queremos para nós?
Crescemos e tornamo-nos adultos inseguros, medrosos, presos a rotinas automáticas... Muitas vezes infelizes, porque geramos a nossa própria infelicidade já que não sabemos agradecer aquilo que temos nem agirmos para fazermos aquilo que queremos... Apenas vemos o que não temos... E agora com tudo o que se passa no mundo compreendemos que afinal tinhamos muito mais a agradecer do que o imaginávamos.
Onde pára a coragem? A coragem de ser você mesmo!
E quem é você?!
Evite mencionar o que faz (o que faz não é quem você é), evite mencionar os seus papéis sociais (pai, mãe, filho, irmão, amigo) pois isso também não é você na sua essência... Evite mencionar o que sente (o que se sente é tão transitório e oscilante que nunca podia ser ... você!).
Quem é você?
Na resposta a esta questão reside a diferença entre viver e existir. Vive quem faz o que gosta, quem arrisca falhar, quem arrisca ser ridicularizado e também quem está alinhado com os seus valores, missão e propósito de vida. Quem "finge" que vive, apenas existe.