Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Convite à mudança pessoal

1.2. Quando não conseguimos mudar certas pessoas ou certas circunstâncias, então a vida convida-nos a mudarmo-nos a nós mesmos!

 

A alternativa a isto é não fazer nada, absolutamente nada! Continuar a bater na mesma tecla do piano da vida: a da vitimização! Continuar a alimentar ódio e ressentimento secretamente...

Acredite que há sempre uma solução para cada problema! E se após várias tentativas de tentarmos fazermo-nos escutar observamos que nada resulta, está na hora de olhar para dentro de nós.

Está na hora de fazermos algumas questões incómodas:

- Será este problema insolúvel?

Só a morte não tem solução! Eu diria até a morte pode ser uma solução!

- O que estarei a fazer de errado?

Em vez de focar as falhas do outro e partir para o julgamento, analisar o meu próprio comportamento... Nesta e nesta situação:o que eu fiz, o que eu disse, o que  eu pensei e o que eu senti.

Que resultados estou a obter na minha vida? Se  não está satisfeita/o com o que está a receber... olhe para dentro! A resposta está sempre dentro de nós!

- Qual o ponto de vista dos outros intervenientes?

Sair da minha perspetiva e ver a perspectiva do outro. E depois de tentar ver a situação pela perspetiva do outro, ver o tema também de fora, a partir da terceira posição perceptual, como observador.

Há sempre uma intenção positiva em qualquer comportamento! Mesmo aquela pessoa que nós achamos que nos quer chatear tem uma intenção positiva para ela mesma! Pode ser para afirmar o seu poder, pode ser para controlar a concorrência e manter-se na frente do pelotão... E se assim for, como se lida com alguém assim dominador, competitivo?

Pesquise...

Onde posso melhorar a minha participação na situação?

Mesmas atitudes, mesmos resultados! Se quer resultados diferentes procure fazer “coisas” diferentes.

Já pensou que poderá não estar a fazer o mais acertado  na forma como comunica e se relaciona? Já pensou que se conseguir melhorar alguns aspectos em si isso se irá reflectir nesse relacionamento ou situação que lhe causa tensão?

Para o auxiliar a conseguir realizar "coisas" diferentes terá de:

1.º Mudar de foco. Sair do foco externo ( o outro, a situação) e passar para foco interior (pensamentos, sentimentos e ações);

2.º Estar atento ao emocional - o que sente na presença dessa pessoa? Porquê que isso o incomóda e faz sofrer?

3.º Transmutar emoções. Ter a noção que as más emoções causam má vibração. Pesquise escala de emoções de Hawkins.

4.º Relativizar. Cada um faz e dá o que tem. Perceber e aceitar as limitações dos outros. Todos temos limitações , defeitos , erros e enganos. Não vale apena deixar-se enredar por isso.

5.º  Procurar estratégias diferentes para comunicar e se relacionar com essa pessoa.

6.º Pesquisar novas abordagens. Hoje-em-dia na net existem imensos conteudos: videos, audios, artigos, livros... 

Pesquise em ressignificação, criação de âncoras, gatilhos...

 

2 comentários

Comentar post