Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Como ser positivo sempre pode ser tóxico

Todos nós temos dias menos bons. Dias em que nos sentimos mais cansados ou sem energia e em que nos apetece estar quietinhos no nosso canto.

Só é indício de depressão quando nos sentimos como atrás descrevi por longos períodos de tempo ou quando temos mais dias assim do que dias bons.

Por outro lado, forçarmo-nos a estarmos sempre positivos, a ver sempre o lado positivo de cada situação sem dar margem para processar o que de negativo sucede também pode ser muito nocivo e tóxico e contribuir para um despreparo em lidar com situações negativas. E todos vamos passar por situações menos boas - é impossível estar sempre a viver fluências, haverá também desafios...Quando algo de mau sucede, todos precisamos de tempo para digerir acontecimentos, para nos auto-questionarmos e aos outros, para reformularmos modos de estar e de pensar. E para se conseguir isso temos de ver os dois lados da situação: o positivo e o negativo. E depois tirar as nossas conclusões e aprendizagens.

Sou uma grande adepta do pensamento positivo e uso frequentemente afirmações positivas para elevar o meu espírito, para me motivar e para me energizar. Mas porém, sinto um certo aprisionamento neste modelo de pensamento, como que uma imposição para pensar positivo e sentir positivo mesmo quando o mundo à nossa volta parece desabar. Ora, eu dou permissão a mim mesma e aos outros para terem um ou outro dia mau! Para ter tempo para fechar feridas, chorar e libertar a dor.

Não dá mesmo para estar sempre a vibrar alegria e amor. Tem dias em que só sentimos dor, desamparo, decepção, solidão... 

A adesão a modelos de pensamento positivo é uma boa opção desde que se faça uma adequada gestão das expectativas. Pensar positivamente contribui largamente para um aumento do bem-estar e da saúde mental e emocional de qualquer pessoa, porém, deve ser confrontada com a realidade e não tornar-se numa obsessão e pressão para banir pensamentos maus.

Banir pensamentos e sentimentos maus é uma forma de negação do nosso lado mais sombra. A melhor forma de curarmos esse nosso lado sombra é termos a coragem de olhar para ele, perdoá-lo, aceitá-lo e integrar outros valores que o ajudarão a expandir-se para outros niveis de entendimento, ou seja, não permitir  que os pensamentos negativos comandem a sua vida.

Pin em Mensagens.