Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Como fazer um Vision Board?

Vision board é a maneira inglesa de nos referirmos a um quadro de visualização.

Vision Board 1.jpg

Comecemos por falar em visualizar. Visualizar requer imaginação e criatividade e é básicamente imaginar-mo-nos a alcançar determinadas metas ou sonhos. Você gosta de sonhar? Tem muita imaginação? Então vai ser fácil para si visualizar!

As pessoas com mais dificuldades em visualizar são aquelas que tem os pés demasiadamente assentes no chão - pragmatismo é bom mas em doses excessivas bloqueiam a pessoa de sonhar e de criar! As pessoas deprimidas também tem dificuldades em visualizar, porque para você visualizar tem de acreditar, tem de ter fé e esperança e quando estamos deprimidos estamos desanimados, logo temos mais dificuldades de imaginar.

Vision-Board-Lise-SQ.jpg

Algo que será de extrema importância é saber o que quer ou deseja para si. Encontro muitas pessoas que costumam dizer-me que sabem o que não querem, já o que querem não sabem muito bem! Gente! Atenção para esta forma de pensar que é negativa! Se a nossa mente tende a criar aquilo em que pensamos e sentimos, e se nos focamos no que não gostamos, imagine lá que realidade você irá criar para si mesmo?!  Exactamente! Uma realidade cheia de coisas que não gosta e não aprecia!

Há muitos testes de personalidade onde a pessoa é levada a reflectir acerca de si mesmo, reencontrando-se com a sua essência. Recomendo o livro da Dr.ª Cristina Borges (Coach e formadora) - 50 Perguntas Poderosas  (boa sugestão de compra para o natal), livro esse que não mais é do que responder a 50 perguntas de autoconhecimento para quem está disposto a conhecer-se melhor e a definir e redefinir metas e objectivos de modo a construir uma vida com mais significado para si próprio. O livro não fornece respostas! Só fornece as perguntas, já que as respostas cada um terá de as encontrar dentro de si!

O que é um vision board? É um mural com os seus sonhos e metas. Logo, antes de o construir terá de em primeiro saber o que quer ou deseja para si próprio. 

Vision-Board.jpg

Qual o grande mérito do vision board? Mantê-lo focado, determinado e motivado nas metas que quer alcançar.

Na sociedade hipercomplexa em que vivemos, os compromissos, correrias e obrigações são tantas que fácilmente nos esquecemos do que é importante para nós. Ter um vision board pode ajudar-nos a manter as metas de baixo de olho, criando uma sensação de urgência que nos conduz a entrar em ação. Esta é a magia por detrás da elaboração de um vision board: foco, determinação, planeamento e ação.  

Os americanos tem a tal da expressão Fake it until you make it - fingir até acreditar! Todos o fazemos! E que tal se o fizer não para agradar socialmente ou profissionalmente alguém, mas sim para si mesmo, para o auxiliar a alcançar os seus objectivos? Finja que está em Bora, Bora a beber um cocktail, que está no Louvre em Paris ou na Sagrada Família em Barcelona. Esqueça o covid, esqueça a crise económica, esqueça todos os impedimentos... Você simplesmente está lá, na boaaaa! E veja conteudos relacionados com as suas metas para o auxiliar a colocar-se lá... no bem bom!

É uma ferramenta poderosa mas para resultar tem de o ver e rever todos os dias, logo terá de o colocar num local próximo de si (pode ser no seu quarto, no local onde faz a sua rotina matinal, no desktop do seu computador, no seu telemóvel). Pode ser feito físicamente em impresso ou em digital.

Primeiro vamos falar na versão impressa

Material necessário:

-Quadro de cortiça (onde pode pregar com pioneses) ou usar uma folha (eu uso de tamanho A3)

-Tesoura, pioneses ou fita cola ou cola branca;

- revistas, jornais, panfletos de onde irá retirar imagens sugestivas das metas a alcançar, por exemplo, uma foto da cidade que deseja visitar no próximo ano ou uma foto do carro e modelo que gostaria de ter. Pode também imprimir imagens do google se não achar as imagens que busca. Pode também icluir frases ou palavras que lhe digam algo!

As etapas de construção:

1. Definir as metas do ano - escrevendo-as num papel ou caderno. Não se poupe! Sky is the limit!

2. Recortar imagens, palavras, frases que se adequem ao seu objectivo.

3. seleccionar e compor as imagens. Eu costumo agrupá-las por nove áreas diferentes: saúde e bem-estar, relacionamento conjugal, família, aprendizagens, vida social, área profissional...

4. Colar ou colocar com os pins o conteudo seleccionado no quadro de cortiça, cartolina ou afim.

5. Passar a ver diáriamente esse conteudo e dispensar no mínimo 2 minutos a olhar para lá! Com fé! Com esperança! Com alegria!

Por último, o vision board digital. Existem vários sites onde poderá realizá-lo - click neste link.

Primeiro terá sempre de seleccionar e guardar no seu computador imagens e depois aceder ao site CANVA (ou outros) para as compor editar e gravar a imagem no desktop do computador ou do telemóvel. Pode sempre alterar quando quiser.

Espero que este post lhe tenha fornecido as pistas necessárias para elaborar o seu vision board, e gostaria de deixar aqui algumas considerações finais que lhe poderão ser úteis caso opte por fazer um:

- crie o seu vision board mas não crie expectativas, se as criar vai olhar para ele dolorosamente por ainda não ter o que quer... Isso vai impedi-lo de alcançar verdadeiramente o que deseja! Simplesmente deseje e... puf! Solte! Como um balão a subir, a subir até se perder de vista! 

- Se não as conseguir alcançar determinada meta nesse ano... Ou se a as mesmas demorarem a manifestarem-se na sua vida, não desespere! Avalie se as quer manter no ano seguinte ou se opta por reformulá-las! Por vezes as coisas manifestam-se na nossa vida de uma forma diferente do imaginado... Mas estão lá!

-  Se está num momento de grande agitação pessoal, com dificuldades em estabelecer prioridades, evite fazer o seu vision board! Faça-o num momento mais estável da sua vida, de preferência após uma boa noite de sono, e tendo acordado mais bem disposto que o habitual. Deve ser um projecto que ressoe em si e não uma obrigação!

- E se não quiser criar algo tão expressivo que pode ser visto por outros? Pode optar por criar uma caixa mágica! Escolha uma bonita caixa e dentro dela coloque fotos de imagens e de palavras e frases que o motivam. Sonhe à volta disto e abra-a e veja-a regularmente!

Bons sonhos! Boas metas!

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.