Ansiedade... Uma doença dos tempos modernos
Frequentemente, confunde-se depressão com ansiedade. A depressão é o apego ao passado por sentimentos de culpa, mágoa e tristeza. A ansiedade pode definir-se, de uma forma resumida, como o medo ou preocupação excessiva pelo futuro.
Não podemos alterar o passado, apenas aceitá-lo e retirar as aprendizagens necessárias para construirmos uma vida diferente onde possamos evitar repetir erros. Conseguir absorver esta lição de aceitação e de apaziguamento é o grande desafio que se coloca às pessoas que sofrem de depressão.
O desafio dos ansiosos é diferente... É abdicarem da vontade de controlo. O ansioso quer controlar o que vai acontecer e a constatação de que não tem o controlo deixa-o inseguro e com medo... Surgindo os tais sintomas descritos acima.
Na realidade o controlo não passa de uma ilusão pois nós não controlamos assim muita coisa... (Neste post eu falei um pouco acerca deste tema para trazer algum conhecimento e esclarecimento acerca do que controlamos e o que está fora de nós e não controlamos.)
Um número crescente de pessoas sofre de depressão e de ansiedade e são inúmeros os factores que o justificam e descritos em muitos artigos da especialidade.
A pandemia proveniente do covid 19, quer pela questão médica bem como os seus reflexos na economia e desemprego, só veio agravar estas situações.
Assim, a bem da sua saúde cuide de si e peça ajuda se for necessário.