Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Anel Mágico

EU SOU EU SOU, 23.12.21

Era uma vez um rei muito poderoso que vivia insatisfeito porque não conseguia dominar as suas emoções. Consciente de que as mudanças de humor prejudicavam a sua capacidade de tomar boas decisões, mandou chamar o maior sábio do reino e pediu-lhe:

-Quero que me diga qual o segredo da serenidade. Sinto muita raiva e desespero quando tenho uma derrota. E fico demasiado eufórico quando tenho uma vitória. Como poderei viver com mais equilíbrio e paz de espírito?

O sábio prometeu pensar numa solução e retirou-se. Semanas depois regressou à presença do rei, deu-lhe um anel e disse:

- Majestade, traga esse anel sempre consigo. Ele tem uma inscrição interna com um poder mágico. Essa mensagem não deve ser lida por curiosidade porque nesse caso, perderá, toda a magia. Deve ser lida apenas nos momentos cruciais de sofrimento e desepero. Quando tudo parecer perdido, e nada mais depender de si, retire o anel do dedo e leia a mensagem que nele está gravada, sem revelar o segredo a ninguém. Irá sentir um novo ânimo e mais esperança no futuro!

-Muito bem! E o que faço nas situações de euforia descontrolada?

- Proceda da mesma forma. Retire o anel do dedo e, discretamente, leia a mensagem. Irá sentir-se mais calmo!

anel-magico.png

 

O rei recompensou o sábio com moedas de ouro e comprometeu-se a pôr em prática as suas orientações.

Ao longo dos anos, o povo percebeu que o rei olhava para o interior do seu anel, nos melhores e nos piores momentos, e mostrava-se cada vez mais sereno, prudente e justo na governação.

O segredo daquele anel converteu-se no maior mistério do reino. Todas as pessoas queriam saber o que nele estava escrito.

Quando o rei morreu, encontraram no anel apenas três palavras: Isto também passará!.

 

in, 99 histórias de Sabedoria , António Estanqueiro

Como se diz popularmente: não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe. Sempre que estiver a viver um mau momento e sentir que nunca mais passa, lembre-se que isso terá um fim e procure ser esperançoso e resiliente. E quando estiver num bom momento saiba que a seguir virá um momento menos bom, evitando a euforia.

Isso fará com que se mantenha mais sereno e equilibrado... isso fará com que seja mais sábio pois compreenderá como a vida é um constante oscilar do pêndulo entre bons e maus momentos.

O caminho do meio, porém, somente está reservado aos que aceitam o ritmo do pêndulo...