Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

Albert Ellis - Desafie-se e vença os seus medos

EU SOU EU SOU, 30.06.20

albert-ellis-rebt-1-638.jpg

Antes da sua morte em 2007, a Psychology Today definiu Albert Ellis como “o maior psicólogo vivo”. Ele ficou famoso por ensinar as pessoas a desafiarem os seus pensamentos e crenças derrotistas. O psicólogo não apenas ensinava esses princípios como também os vivia.

Quando jovem, Ellis era bastante tímido e tinha medo de falar com as mulheres. Temia ser rejeitado e, por isso, evitava convidá-las para sair. No entanto, acabou por descobrir que a rejeição não era a pior coisa do mundo e decidiu encarar os seus medos.

Passou a ir ao jardim botânico local uma vez por dia. Sempre que via
uma mulher sentada sozinha num banco, sentava-se ao lado dela.
Obrigava-se a meter conversa com ela um minuto depois de ter se sentado.

Naquele mês, encontrou 130 oportunidades de falar com mulheres e,
destas, trinta levantaram-se e foram embora assim que ele se sentou. Mas,com as restantes, ele conversou. Das 100 mulheres que convidou para sair, uma disse sim – no entanto não compareceu ao encontro. Contudo, Ellis não se desesperou. Na verdade, aquilo reforçou a ideia de que ele era capaz de tolerar riscos mesmo que temesse a rejeição.


Ao encarar seus medos, Ellis reconheceu os pensamentos irracionais
que o levavam a temer ainda mais correr riscos. Entender como esses
pensamentos influenciavam seus sentimentos foi fundamental para que ele mais tarde desenvolvesse novas técnicas de terapia que ajudariam outros a questionar os seus pensamentos irracionais.


Como Ellis, monitorize o resultado dos riscos que assume. Anote como se sentiu antes, durante e depois. Pergunte-se o que aprendeu e como pode aplicar esse conhecimento às suas decisões futuras.

in, Amy Morin, 13 Coisas que Pessoas Mentalmente Fortes Não Fazem

Se não reflectir acerca dos seus medos e pensamentos negativos irá continuar a reproduzi-los incessantemente. A única forma de interromper este ciclo vicioso é parar, analisar e definir novas estratégias.