A importância de ter tempo para si mesmo
Sou daquelas pessoas que necessita de tempo para si mesma. Aliás, acredito que todos necessitamos, a bem da nossa saúde física e mental.
Durante anos vivi a minha vida de casa-trabalho, presa a uma rotinas impostas por uma sociedade onde o nosso tempo é gerido em função de uma determinada organização laboral e social.
Era uma fazedora de tarefas. No trabalho e em casa, com ocasionais momentos de lazer nas férias e fins de semana.
Eu chamo a isso sobreviver.
Saber viver é algo diferente. Implica uma gestão de tempo mais inteligente e consciente. Saber dizer sim a umas coisas. Dizer agora não a outras, para no final ter recursos para si mesma e para os que necessitam de si.
Todos temos o mesmo dia de 24h, supostamente. Porém, nem todos gerimos o nosso tempo com sabedoria, reservando tempo para o nosso auto cuidado e reflexão. Sim, é importante ter tempo para se pensar, se tomarem decisões e para se agir. Esse tempo é diferenciador em termos qualitativos na vida de qualquer pessoa.
Sempre que se gasta o pouco tempo livre nas redes sociais, a queixar, a reclamar, a discutir e teimar, estará a gastar as suas energias em coisas altamente consumidoras de energias.
Já quando investe em meditar, caminhar, contatar com a natureza, ver videos e palestras de pessoas inspiradoras, ler, estudar, fazer um hobbie ou outra coisa que goste, está a recarregar energias.
Não é só nas férias ou fins de semana que nos vamos ocupar de atividades que nos fazem bem. Devemos ter essa preocupação diariamente. Pois é esta gestão diária que nos trará os beneficios mais duradouros e os resultados que buscamos.
Mais uma vez afirmo que não há resultados mágicos se não fizemos a nossa parte.