A ignorância o que é?
“Se me perguntar o que é a morte! Respondo-te: a verdadeira morte é a Ignorância. Quantos mortos entre os vivos!” (Pitágoras, 582-497, AC)
“A ignorância é a noite (escuridão) da Mente!” (Confúcio,551-478,AC
“O tolo, quando erra,queixa-se dos outros; o sábio queixa-se de si mesmo.” (Sócrates, 469-399, AC).
A ignorância é, e sempre foi, o maior flagelo da Humanidade. Podemos afirmar que a falta de conhecimento foi e continua a ser a grande e maior ameaça, desde Eras mais remotas, aos dias atuais. A Ignorância tem sido causa de guerras, revoluções, atentados, terrorismo, fome, miséria, doenças, crimes; enfim; causadora de todos os infortúnios que nos fazem padecer e...morrer!
Já percebi também que o mal é sinónimo de ignorância . Quem tem mais conhecimento tem mais autoconsciência e faz menos mal a si mesmo, aos outros e ao planeta. Já o inverso também é verdadeiro.
Existem três formas de ignorância:
- não saber (falta de conhecimento, de informação e de sabedoria) situação que pode ser revertida se a pessoa se dispor a estudar e a informar-se;
- não saber fazer (saber na teoria mas desconhecer como fazer na prática)- todos nós fomos em diversos momentos das nossas vidas, ignorantes no saber fazer;
- não querer saber - a pior forma de ignorância! E ocorre quando a pessoa ignorante tem orgulho na sua ignorância e rejeita outras formas de pensamento e de estar porque se acha detentora da verdade absoluta.
La Rochefoucauld tem uma interessante frase acerca da ignorância que aqui partilho:
De fato muitas das pessoas ignorantes não sabem o que deviam de saber tal como: como ter valores, respeito, saber estar, saber ouvir, humildade. E sabem muito do que não deviam de saber tal como serem chico-espertos, trafulhas, mentirosos e aldrabões. Também deturpam imenso o que sabem ou aprendem. É como se tivessem um filtro que desvirtua e deturpa factos, pessoas e palavras.
Não é difícil notar-se os vários sintomas da Ignorância, ou seja,os múltiplos sinais de uma pessoa alienada dos valores humanos autênticos. O ignorante (aquele que ignora), dentre outros, demonstra os seguintes sinais:
-Não estuda, não gosta de estudar e detesta quem estuda;
-Não vê e nem se interessa por ver as “coisas” belas da Natureza; como por exemplo, não aprecia o por do sol, o orvalho da manhã, as flores da Primavera, não admira o céu estrelado, etc.;
-Não gosta e detesta a música harmoniosa e clássica;
-Fala alto, ouve tudo alto e faz um barulho danado em qualquer lugar em que esteja;
-Não tem limites para nada;
-Muitos ignorantes são desonestos e não se incomodam em dar prejuízos aos demais, principalmente quanto aos bens públicos; ignorando que o governo manipula e compra esses bens com o dinheiro do Povo;
-A maioria é agressiva e age com violência quando encontra oposição aos seus atos e comportamentos instintivos;
-Tendem a formar grupos com pessoas de mesma capacidade mental, a fim de se sentirem fortes, poderosos e seguros.
Nos próximos posts continuaremos a reflectir acerca deste tema "que dá pano para mangas".