Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

A dor é diferente do sofrimento

dor e sofrimento.jpg

 

O sofrimento do ser humano é diferente do sofrimento de qualquer outro animal pois além da dor física temos o sofrimento emocional. Quando sentimos dor estamos também a sofrer sempre no plano no emocional e espiritual. E existem diversas técnicas que permitem aliviar o sofrimento resultando isso na redução da intensidade da dor. 

Descobri isto com uma técnica chamada EFT (Emotional Freedom Technique) sobre a qual já falei aqui neste espaço, a qual permite aliviar dores crónicas, através de focalização e do toque terapêutico em pontos meridianos. Aconteceu comigo. Aconteceu com pessoas que eu conheço e em quem apliquei a técnica. Se tiverem interesse pesquisem pois existem videos muito elucidativos.

O ser humano é o único ser com sofrimento existencial (e claro que este também pode causar dor física).  O sofrimento existencial vem do seguinte:

1- não saber quem tu és;

2- apego e vontade de controlar;

3- o medo da impermanência que advém da nossa incapacidade de controlarmos tudo;

4- a identificação errónea com o ego ( o ego não é quem somos de verdade, é uma construção da nossa mente que agrega muitas crenças limitantes);

5- o medo da morte.

A única solução é reconectar-se consigo mesmo e desfrutar a experiência de vida sem se deixar limitar por ela. Ser-se limitado pelo karma/destino representa sofrer, mas reconectar-se consigo implica aceder a uma criatividade sem limites e a um universo de infinitas possibilidades. Afinal, é tudo uma questão de percepção...

Se estiver doente e com dor... evite resistir à dor, ou seja, não a rejeite nem se sinta revoltado por a ter...

Deve ter muita atenção à dor sem qualquer julgamento ou intenção. Apenas com atenção. Medite até ao ponto de transcendência e verá que a dor vai atenuar.

E lembre-se no final, a morte é apenas o fim do nosso corpo físico nesta dimensão, mas não será o nosso fim existencial...

 

 

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    EU SOU EU SOU 29.04.2021

    Eu também aprendi há pouco! Com a técnica da EFT! E é mesmo verdade, se reduzirmos o sofrimento qualquer dor diminui a sua intensidade, mesmo com dor crónica.

    Eu vi isso com a minha mãe e comigo mesma!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.