Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Despertar da Mente

O Despertar da Mente

A diferença entre informação, conhecimento e sabedoria

EU SOU EU SOU, 23.03.20

Filosofia Hermética (6).png

 

Informação. Conhecimento. Sabedoria.

Creio expressar a opinião da maioria de nós quando refiro que existe uma enorme confusão entre estes três termos actualmente. E porquê que importa definir e diferenciar estes termos numa altura tão conturbada como aquela em que vivemos? 

Ora estão a surgir catadupas de informação e de contra informação (fake news) acerca deste problema do virus, e creio que nunca como agora me pareceu tão oportuno diferenciar estes conceitos para podermos individualmente avaliar e triar as informações que circulam e evitarmos ser lubridiados por oportunistas, ou pior ainda, deixar-mo-nos contaminar por informações infundadas.

A informação são um conjunto de dados (referentes a números, a pessoas, lugares ou qualquer coisa) processados dentro de um determinado contexto em números e símbolos. Como são dados processados, e não a realidade em si mesma, estão sempre sujeitos à subjectividade de quem processa a informação (familiaridade do sujeito com os dados, as suas crenças, os seus valores). Um exemplo disso são as estatísticas, as notícias, as sondagens. Também as fake news se enquadram aqui como uma contra informação que tem em mente produzir uma determinada reação no público.

O conhecimento é o estado de conhecer algo através da compreensão, de estudos comparativos e de conceitos, ou seja, implica uma construção por meio do raciocínio lógico, intuição, insight e experiência. Assim, através da associação de várias informações acede-se a uma maior compreensão da realidade. No conhecimento há mesmo um movimento de expansão e ampliação do entendimento. Esse é o caso do conhecimento científico.

Os factos mudam, a informação muda e consequentemento o conhecimento nunca é absoluto - ele é sempre relativo ao contexto e ao momento que se vive.

A sabedoria não tem prazo de validade. A sabedoria consiste em saber o que fazer com qualquer conhecimento. Como utilizá-lo de forma moderada, prudente e profícua. A sabedoria consiste em manter a serenidade face ao inesperado. Consiste em ter flexibilidade e compreender a relatividade absoluta do momento presente.

Demasiado abstracto?

Para auxiliar vou contar uma história que não é da minha autoria mas que achei muito apropriada.

Um dia dois discipulos pediram ao seu mestre que lhes explicasse a diferença entre conhecimento e sabedoria.

O mestre disse: " Amanhã de manhã coloquem 20 grãos de feijão nos sapatos, 10 grãos em cada pé e subam até ao ponto mais alto da montanha da aldeia".

No outro dia lá estavam eles. E enquanto um se queixava continuamente e chegou ao topo com o rosto marcado pela dor, o outro apresentava-se radiante.

Então ele virou-se para o seu companheiro e perguntou: "Como é que você conseguiu chegar aqui tão fresco e eu sofri um suplicío?"

E o outro respondeu: "Meu caro, ontem à noite eu cozi os 20 feijões"

Não confunda conhecimento com sabedoria.

Um ajuda a ganhar a vida e o outro constrói-a. Saibamos cozinhar os nossos feijões.

 

2 comentários

Comentar post